quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TRAJETÓRIA DA ORIGEM CIGANA

TRAJETÓRIA DA ORIGEM CIGANA



Os ciganos, ao longo de sua história, passaram por várias partes do mundo, dividindo-se em grupos, pois desde que saíram do Noroeste da Índia até chegaram à América, muitas foram as rotas e os destinos estabelecidos por este povo essencialmente nômade.
Atualmente, sabe-se que do Noroeste da Índia, os ciganos foram rumo ao Paquistão e dali seguiram para o restante da Ásia e para o Leste da Europa. Porém um grupo não saiu dessa região, tendo ficado no Deserto de Thar no Rajasthan, formando o clã conhecido atualmente como Banjara


Saindo dessa região os ciganos seguiram sua trajetória dando origem a outros grupos ciganos, subdivididos em clãs.
Socialmente são divididos em três grandes grupos: os ROM, os CALÓN e os SINTI, e estes se dividem em clãs menores, de acordo com suas famílias, cidades por onde passaram, ou mesmo por atividades desenvolvidas.
Historicamente, o primeiro grupo a se formar é o grupo ROM, mais numeroso mundialmente, atingindo os ciganos orientais, desde sua origem até a grande maioria dos ciganos europeus e de parte da Ásia.
Seguindo a rota cigana, alguns grupos conseguiram chegar ao Leste Europeu, atingindo uma das regiões mais frias do mundo: a Rússia. Exata situação torna-se o grande marco da história cigana, sendo um divisor de águas histórico-cultural, pois uma parte dos ciganos que saíram da Índia seguiram viagem rumo ao continente europeu por completo, outra parte levou um choque com os costumes europeus e voltou às origens. Mas os ciganos não andam em linha reta, eles vão passando por todos os lugares que vêem a possibilidade de trabalho, sendo assim passam pelo oriente, indo do Kasaquistão, Arábia, Turquia, Paquistão, até à parte Norte da África, na região do Egito e retornando a Índia.
Os que voltaram a Índia, ficaram fazendo rotas no deserto do Rajasthan, esses ciganos são conhecidos como os Kalbelyias, Bopa, Dhoad, Bengali ,os Banjara etc.. e são chamados de Dom ou Domari.



Continuando a trajetória dos que seguiram para a conquista da Europa, os ciganos chegaram até a ponta oeste européia: a Península Ibérica. Neste ponto ocorreram dois fatos importantes: alguns ciganos passaram a fazer apenas rotas dentro da península, principalmente em regiões portuárias de Portugal e Espanha, dando origem ao grupo KALÓN. Outra parte do grupo voltou ao centro da Europa, vivendo nas regiões da Inglaterra, França, Alemanha, Itália, formando o grupo mais novo e menos numeroso dentre os povos ciganos: o grupo SINTI, caracterizado basicamente por receber influências dos outros grupos.
Assim se formaram os três grandes grupos ciganos e estes foram se dividindo em clãs, de acordo com suas necessidades e atividades.

0 comentários:

 
Template customizado por Graça Layouts encomende o seu aqui